Turismo no Amazonas
Se engana quem pensa que não há muito o que fazer no Amazonas. A verdade é que há muitas atrações por todo o estado.
O Amazonas é um excelente polo de ecoturismo no Brasil. Parques como o do Pico da Neblina, do Jaú e de Anavilhanas estão repletos de trilhas prontas para serem exploradas.
Vale lembrar que alguns desses parques não possuem infraestrutura turística adequada. Assim sendo, a presença de um guia experiente te acompanhando durante a sua viagem é essencial.
Recomendamos a empresa Iguana Tour para te auxiliar com sua viagem para o Amazonas. Eles são especializados nesta região do Brasil e possuem um ótimo custo x benefício. O Wilson e toda a sua equipe foram muito atenciosos durante nossa visita à Manaus e arredores.
Dica: tem cupom de desconto para leitores do Mala de Aventuras. É só clicar aqui e entrar em contato com eles no whatsapp falando que é nosso(a) leitor(a)!
Rio Amazonas
Navegar pelos rios da região também é algo muito procurado pelos turistas. Ver o encontro dos Rios Negro e Solimões de perto é um privilégio. Percorrer o maior rio do mundo, nem se fala! Aliás, os rios são vitais para a população do Amazonas, já que são a principal via para o tráfego dos locais e muitas comunidades tiram deles o seu sustento.
Ah! E você sabia que é possível passar algumas noites hospedado em um dos rios próximos a Manaus? O Amazon Jungle Palace é um hotel de luxo que foi totalmente adaptado em um barco. Ele fica no Rio Negro e oferece uma estrutura bem completa para resort nenhum colocar defeito.
Festivais no Amazonas
A diversidade está também na cultura dos povos amazonenses. Festivais tradicionais ocorrem em diversas cidades. Sem dúvidas, o maior deles é Parintins. A festa dos Bois Garantido e Caprichoso é conhecida mundo afora e a cada ano uma novidade surpreende ao público que vai ao bumbódromo.
Lista dos principais festivais que ocorrem no estado do Amazonas:
- Festival de Parintins – última semana de junho.
- Boi Manaus – mês de outubro.
- Festival de Ópera de Manaus – entre abril e maio.
- Festival Amazonas de Jazz – mês de julho.
- Festa do Pirarucu – entre 30 de novembro e 03 de dezembro.
- Festa do Peixe Ornamental – mês de janeiro.
- Festa do Guaraná – início do mês de dezembro.
Culinária do Amazonas
E o que falar da culinária amazonense? No Amazonas provamos pratos exóticos deliciosos. Alguns dos mais tradicionais são o pato no tucupi, o tacacá, o tambaqui, o pirarucu e o tucumã. Só experimentando para saber como são DE-LI-CI-O-SOS esses pratos!
Deu para perceber que o turismo é extremamente diverso, né? Daqui a pouco você vai conhecer nossas sugestões de cidades turísticas nesse Estado que temos certeza de que vão te surpreender.

Quando visitar o Amazonas
Essa é uma pergunta recorrente entre muitos viajantes. O clima na região é quente e úmido durante todo o ano. As chuvas e as temperaturas são constantes, mas no verão os termômetros chegam a 40 graus facilmente.
Basicamente, podemos dividir o tempo lá pela época de cheia e seca dos rios. Isso influencia bastante as paisagens. Então, na dúvida, faça duas viagens: uma viagem em cada época do ano que você não vai se arrepender rsrs.
Verão no Amazonas
O verão é a época das cheias dos rios. Durante essa época você vai poder navegar com mais facilidade pelos rios e conhecer melhor os igapós. As cachoeiras estão em seu esplendor, todas com um volume d’água que você nunca viu antes. O clima é mais ameno e há menos mosquitos. Em contrapartida, uma sequência de dias ensolarados é mais difícil nessa época do ano.
Inverno no Amazonas
Já o inverno é a época das secas. Para quem quer aproveitar as praias de rio, o período é perfeito. A época também é propícia para a observação de animais selvagens como botos e jacarés. Já as cachoeiras estão mais agradáveis e com um volume d’água tranquilo, tornando a experiência de visitá-las menos perigosa.
Cidades turísticas do Amazonas
O Amazonas é um Estado ainda pouco explorado pelos turistas brasileiros. Mas a verdade é que a região possui um dos maiores potenciais para o ecoturismo do país. Somado a isso, vale muito a pena conhecer as diversidades de cultura presentes na região.
Dessa forma, selecionamos 10 cidades turísticas no Amazonas que não podem ficar de fora da sua lista de próximas viagens. Temos certeza de que você vai adorar!
Manaus
No coração da Amazônia, Manaus é uma capital muito interessante para se explorar. Além do contato intenso com a natureza, você poderá observar muito da história do país e terá contato com uma cultura riquíssima.

A melhor forma de chegar em Manaus é de avião, tanto que o aeroporto da capital amazonense é o terceiro mais movimentado do país. Para essa viagem, você não pode deixar de ler o post sobre as melhores dicas para planejar sua viagem para Manaus.
Além disso, a cidade conta com diversos atrativos no centro histórico, por isso recomendamos um day tour para visitar o Mercado Municipal, o Teatro Amazonas, o MUSA (Jardim Botânico de Manaus) e a Praia da Ponta Negra.
Os arredores de Manaus também possuem passeios interessantíssimos, como o encontro dos Rios Negro e Solimões, visita a uma tribo indígena, observação de botos e restaurantes flutuantes para provar as comidas regionais do Amazonas.
Dentre as experiências imperdíveis na região, estão hospedar-se em um hotel de selva na Amazônia e fazer um cruzeiro fluvial a partir de Manaus. Fiz um roteiro incrível de 3 dias e 2 noites pelo Rio Negro com a Iguana Tour e guardei lembranças para toda a vida dos dias que passei navegando pelos rios amazonenses.

Aproveite para ler:
Onde ficar em Manaus: 20 melhores hotéis e pousadas
O que fazer em Manaus: 20 pontos turísticos e experiências imperdíveis para incluir no roteiro
Parintins
Depois de Manaus, Parintins é, provavelmente, a cidade turística do Amazonas mais conhecida pelos turistas. Conhecida como “Ilha Tupinambarana”, Parintins está a 369 km de Manaus e é lar do maior festival folclórico a céu aberto em todo o mundo!
Certamente não há como pensar nesse destino sem comentar sobre o Festival de Parintins. Durante a última semana do mês de junho, Parintins para pra ver o duelo dos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso. O primeiro é representado pelas cores vermelho e branco, enquanto o segundo possui as cores azul e branco. Em três noites de shows e desfiles apoteóticos os bois duelam pelo título. A festa, é claro, atrai turistas do mundo todo.
A rivalidade é tamanha que quem torce para um dos bois não gosta nem de usar a cor do boi rival! Grandes marcas aprenderam a sobreviver em Parintins com uma jogada de marketing sensacional. A Coca-Cola possui embalagens na cor de ambos os bois, assim como algumas agências do Banco Bradesco são pintadas em azul. Até alguns carros de bombeiros são pintados em amarelo para socorrer algum torcedor do boi Caprichoso!
Além do festival, em Parintins o turista pode conhecer o curral dos bois, o Mercado Municipal, a Vila Amazônica e muito mais.
Tefé
Tefé é uma cidade que vem se desenvolvendo bem em relação ao turismo. A cidade está a 643 km de Manaus e possui uma grande biodiversidade preservada. Não é à toa que a cidade é conhecida como “Coração da Amazônia”.